Top Ad unit 728 × 90

Japão Campeão Mundial - Futebol Feminino

Konbanwa!    
Japonesas vibram após converterem cobrança de pênalti / Christof Stache/AFPJaponesas surpreenderam mais uma vez e conquistaram a Copa do Mundo feminina pela primeira vez
O Japão é campeão mundial de futebol feminino. Após empate por 2 a 2 com os Estados Unidos na prorrogação, as japonesas venceram por 3 a 1 nos pênaltis, em Frankfurt, na Alemanha, e conquistaram a Copa do Mundo pela primeira vez. Apesar de chegar à decisão como favorita, as experientes jogadoras norte-americanas sentiram a pressão e desperdiçaram três penalidades, enquanto o Japão errou apenas uma.

Longe de ser apontada como uma das favoritas, a seleção japonesa surpreendeu ao longo de toda a competição. Até então, a melhor campanha em um Mundial havia sido em 1995, quando foi eliminada para as próprias americanas nas quartas de final.

Com o título, o Japão entra no seleto grupo de seleções que já conquistaram o Mundial Feminino. Ao lado da Alemanha, as próprias norte-americanas são as que mais conquistaram a competição, com dois títulos cada. A Noruega é a única outra seleção que também já levantou o troféu, em 1995.

Americanas dominam, mas perdem muitos gols

A seleção norte-americana comandou o jogo desde o primeiro minuto. Rapinoe, que já havia sido fundamental contra o Brasil - eliminado pelos Estados Unidos -, liderava a criação americana. Aos sete minutos, ela cruzou e Cheney se antecipou, quase abrindo o placar. Dois minutos depois, Lloyd acertou uma pancada na veio, raspando o travessão. Rapinoe voltou a aparecer acertando a trave direita. A pressão continuou e, pouco depois, Wambach fez o mesmo.

O Japão tentava responder com os bons passes de Ohno, mas era pouco perto do volume de jogo das adversárias. Quando o apito para o intervalo soou, os torcedores asiáticos respiraram aliviados.

Musa entra e marca, mas zaga falha

O panorama era o mesmo na volta dos vestiários. Sundhage lançou a bela Morgan na vaga de Cheney e, em sua primeira tentativa, a americana sacudiu a trave japonesa mais uma vez. No entanto, quem poderia ter a principal chance da vitória seria o Japão. Não fosse o impedimento muito mal marcado quando Ohno recebeu lindo lançamento de Sawa e saiu livre para encarar Hope Solo.

As japonesas ainda lamentavam quando Wamcbach tentou de cabeça e a baixinha Kaihori fez grande defesa para evitar o primeiro gol dos Estados Unidos. Aos 23 minutos, entretanto, A sempre eficiente Rapinoe descolou lançamento primoroso para Morgan, que ganhou na velocidade, invadiu a área marcou após bater cruzado.

A vantagem no placar e a superioridade em campo levava a crer que o gol de Morgan garantiria o título. As americanas passaram a tocar a bola, enquanto o Japão já parecia derrotado. No entanto, aos 35 da segunda etapa, um lance mudou tudo. Após bola alçada na área americana, Buehler e Morgan se atrapalharam e a bola sobrou limpa para Myiama fazer o gol do improvável empate japonês. Assustada, a seleção americana ainda ensaiou uma pressão nos minutos finais, mas não teve jeito: a final da Copa do Mundo seria decidida na prorrogação.

Wambach faz o gol que seria do tri, mas Sawa salva o Japão

Como de costume, os Estados Unidos tiveram domínio e Morgan voltou a desfilar um futebol bonito. Ela quase marcou aos quatro minutos, mas seu chute saiu à direita. Aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, a bola procurou os pés da musa Morgan na ponta esquerda. Ela levou à linha de fundo e cruzou na cabeça de Wambach, que marcou o gol que seria o do tricampeonato americano.

Seria. Desesperado, o Japão partiu com tudo para os últimos quinze minutos. Kinga quase marcou driblando Hope Solo aos 9 minutos. De tanto martelar, o gol heroico acabou saindo. E um golaço. Aos 11, Sawa apareceu no primeiro pau em cobrança de escanteio e desviou de calcanhar, deixando tudo igual.


As emoções ainda não haviam acabado. Morgan recebeu livre aos 14 e partia para o gol certo quando foi derrubada por Iwashimizu. Cartão vermelho para a japonesa. As americanas não aproveitaram a cobrança de falta na meia-lua e o jogo foi para os pênaltis.

Na disputa por pênaltis, os Estados Unidos ficaram atrás desde o começo. Miyama marcou para o Japão e Lloyd chutou para fora. Hope Solo ainda pegou a cobrança de Nagasato, mas a baixinha Kahori pegou as de Heath e Boxx. No fim, Kumagai converteu a última bola e o Japão pôde comemorar seu primeiro título mundial.

FICHA TÉCNICA:

ESTADOS UNIDOS (2): Solo, Rampone, Le Peilbet, Boxx, O'ReillY, LloyD, Krieger, Cheney (Morgan, no intervalo), Rapinoe (Heath, aos 9'2ºP); Buehler e Wambach. TÉCNICO: Pia Sundhage

JAPÃO (2): Kaihori, Kinga, Iwashimizu, Kumagai, Sakaguchi; Miyama, Ando (Nagasato, aos 21'2ºT), Kawasumi, Sawa; Ohno (Maruyama, aos 21'2ºT) (Iwabuishi, aos 13'2ºP) e Sameshima. TÉCNICO: Norio Sasaki

Gols: Morgan, aos 23'2ºT (1-0); Miyama, aos 35'2ºT (1-1); Wambach, aos 13'1ºP (2-1); Sawa, aos 11'2ºP (2-2)
Cartão Amarelo: Miyama (JAP)
Cartão Vermelho: Iwashimizu (JAP)
Estádio: Commerzbank Arena, em Frankfurt (Alemanha)
Árbitro: Bibiana Steinhaus (ALE)
Auxiliares: Maria Wozniak (ALE) e Katrin Rafalski (ALE)

Fonte: Band
Japão Campeão Mundial - Futebol Feminino Reviewed by Emmenthhal on 7:08 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Projeto Tokyo © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Tioroshi

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.